Entenda a importância do capital de giro
Certamente você já ouviu falar que o capital de giro é fundamental para garantir as atividades da empresa. E isso é fato! Ele é essencial em qualquer ramo de atividade para garantir a saúde financeira e permitir a funcionalidade dos processos organizacionais.
A grosso modo, o capital de giro é caracterizado pelo dinheiro disponível no caixa da empresa para que cumpra suas necessidades e obrigações. Em uma empresa de pequeno porte, por exemplo, a gestão do capital de giro é importantíssima para garantir a eficiência do negócio.
Tendo em consideração a importância do capital de giro, preparamos este conteúdo para você fazer um bom uso na sua empresa. Ficou interessado? Então, continue lendo e confira!
Afinal, o que é capital de giro?
O capital de giro nada mais é que a representação dos bens ativos mais líquidos e que em curso normal das operações de uma empresa, se transformarão em caixa em até um ano. É por isso que esses ativos compõem aquilo que se denominou capital de giro, pois eles giram ao longo de um ano, sustentando a necessidade de liquidez (caixa) da empresa.
Qual a importância para o seu negócio?
Caso ainda não saiba a importância da gestão do capital de giro no seu negócio, confira logo abaixo os quatro motivos:
1. Controle das finanças
O capital de giro permite realizar o melhor controle das finanças em seu negócio, isso porque é possível analisar as contas a pagar ou receber. Suponhamos que você queira investir em ações. Para isso, é preciso obter um capital de giro de modo que possibilite o seu investimento e também o funcionamento das atividades da empresa sem afetar a saúde financeira desta. Afinal, de nada adianta realizar outros investimentos e obter resultados negativos no seu negócio, não é mesmo?
2. Avalia a rentabilidade
A boa gestão do capital de giro pode contribuir para avaliar a rentabilidade da empresa. Caso você possua um estoque sem movimentação, automaticamente resulta em não gerar receitas financeiras e, consequentemente, será necessário solucionar determinadas situações para melhorar o fluxo de caixa do seu negócio.
3. Sinaliza os riscos para o seu negócio
Outra importância da gestão do capital de giro na sua empresa, se caracterizada pela possibilidade de analisar seus riscos financeiros. Além disso, também é possível criar estratégias por meio da análise geral dos seus resultados.
4. Permite maior segurança diante aos imprevistos
Sabemos que uma das principais vantagens de uma boa gestão do capital de giro é assegurar as atividades da empresa e evitar problemas futuros. Em casos de imprevistos, por exemplo, um bom fluxo de capital de giro em seu negócio será essencial para não afetar os processos organizacionais, e assim, manter a saúde financeira adequada para continuar suas atividades!
Fonte: Contábeis