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5 lições de Steve Jobs para te ajudar a empreender

Não importa o tipo de negócio que você dirige, os conselhos e sugestões dados por Steve Jobs em momentos diferentes podem ajudá-lo a olhar para o seu negócio de uma maneira diferente.

Afinal, como disse em um dos seus mais memoráveis discursos em Stanford, a única maneira de ficar satisfeito com o seu trabalho é realizá-lo com excelência.

Há alguns ensinamentos valiosos que podem ser aplicados de forma prática e imediata. Arraste a imagem para o lado e confira algumas lições para mudar a forma como você empreende, conseguir melhores resultados e se destacar da concorrência.

1. Encare os obstáculos e falhas como oportunidades

Quando foi demitido da Apple, empresa que ele mesmo fundou, Steve Jobs poderia ter se martirizado e desaparecido do mundo dos negócios. Se esse fosse o caso, provavelmente você não estaria lendo um texto sobre esse tema agora.

Contudo, como conta em um dos seus discursos, Jobs aproveitou a oportunidade que aquele obstáculo inesperado trouxe para ter o privilégio de ser, novamente, apenas um iniciante.

Com a experiência acumulada ao longo dos anos e livre das obrigações do seu antigo cargo, Jobs iniciou uma das etapas mais significativas e brilhantes da sua trajetória; utilizou o seu tempo livre para aperfeiçoar os principais produtos da Apple, fazendo com que a empresa iniciasse sua era dourada de inovação.

Essa percepção diante das falhas pode ser muito útil no comércio. As reclamações e insatisfações dos clientes ou a perda de uma vantagem competitiva para a concorrência podem representar oportunidades para inovar e aperfeiçoar seus produtos e serviços.

2. Mantenha por perto pessoas que compartilham os mesmos valores que você

Steve Jobs é visto, entre outras características, pelo seu senso de inovação tecnológica, que foi capaz de criar produtos e ditar necessidades que, até então, não existiam.

Entretanto, grande parte do seu sucesso se deu ao fato de que Jobs atraiu e manteve ao seu lado pessoas igualmente inteligentes e com um domínio extraordinário de conhecimentos dos quais ele necessitava para tirar os seus projetos do papel.

Pessoas como Tim Cook, um dos mais importantes parceiros de trabalho de Steve Jobs, entregam muito mais do que é pedido a elas, pois são pensadores independentes e tomam responsabilidade pelos problemas que surgem.

Contratar e reter colaboradores que apresentam o perfil certo para o seu negócio é o que garante consistência e traz à tona a missão do seu empreendimento. 

Assim, embora exista a necessidade de os valores se manterem alinhados, as habilidades e competências das pessoas da sua equipe devem ser complementares e diversificadas.

3. Pense em novas maneiras de gerar valor para os consumidores

Entre as lições de empreendedorismo de Steve Jobs, o foco no cliente se destaca, já que o aperfeiçoamento contínuo e a busca por novas maneiras de gerar valor para o consumidor estavam sempre na pauta diária da Apple.

Além disso, a antecipação das dificuldades que o usuário poderia ter contribuiu para que a organização criasse necessidades de consumo antes mesmo que o público geral pudesse se dar conta de que as tinha.

A incorporação e criação de novas tecnologias fazia com que cada novo produto anunciado impactasse de forma imediata o mercado tecnológico de dispositivos móveis em nível global.

Portanto, o aprendizado que fica é o foco constante nas necessidades do cliente. Observar o comportamento dos compradores dentro da sua loja e construir canais de comunicação estratégicos é uma alternativa para aplicar essa lição.

4. Abrace a inovação continuamente

Jobs sabia que criar uma vantagem competitiva dentro de um nicho não bastava, era necessário pensar em novas estratégias de forma contínua para mantê-la.

As tendências devem ser observadas de perto para antecipar as necessidades e buscas que o seu potencial cliente fará nas próximas semanas ou meses.

Se engana quem pensa que oferecer apenas qualidade e bom preço é o suficiente para se manter na liderança. Na atualidade, o cliente busca muito mais do que um produto, ele quer uma experiência e um serviço tão personalizado quanto possível. 

Aplicar esses conceitos e reexaminar as suas estratégias é o que manterá o seu negócio sempre um passo à frente da concorrência.

5. Mantenha o seu foco no que importa

Mesmo nos momentos de maior tensão e em face à demissão de sua própria empresa, Jobs manteve um foco imperturbável em criar e aperfeiçoar os principais produtos da Apple.

A busca por novos conhecimentos manteve o famoso empreendedor na posição de aprendiz. A atualização constante sobre as novas tecnologias e recursos que poderiam ser incorporados na sua linha de dispositivos é reconhecida como parte fundamental do sucesso de Steve Jobs.

Essa análise demonstra a importância de manter o foco nas coisas que realmente importam dentro de um empreendimento. Administrar um negócio não é tarefa fácil e nem tudo pode ser delegado para terceiros. 

Principalmente quando se trata de inovação contínua e de manter a vantagem competitiva, é necessário que o foco do empreendedor se torne a força motriz da organização.

Assim, a aplicação de uma nova perspectiva frente aos obstáculos e falhas, a formação de uma equipe diversificada, a preocupação em gerar experiências de compra ricas para o cliente, a busca pela inovação contínua e a capacidade de priorizar são ensinamentos que vão te tornar uma referência em sua região de atuação.

Por fim, cabe uma última lição, sempre persevere em suas ideias e paute o seu empreendimento em metas escaláveis. A perseverança, como disse Steve Jobs, é o que separa os empreendedores de sucesso daqueles que nunca conseguem tirar os seus projetos do papel.

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