Empresas devem conceder folgas aos colaboradores em jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022?
A maior competição de futebol está chegando! Em Novembro acontece mais uma edição da Copa do Mundo. E um grande questionamento dos colaboradores de empresas é quanto a possibilidade de folga em dias de jogos do Brasil.
De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, as empresas não são obrigadas a liberarem seus funcionários nos dias dos jogos do Brasil. A decisão sobre o assunto é de total responsabilidade da empresa. Dessa forma, empresas e colaboradores precisam entrar em acordo quanto às horas não trabalhadas, para que ninguém seja prejudicado nessa situação.
Tipos de acordos que podem ser feitos:
Diminuição da jornada de trabalho
Caso a empresa decida diminuir a jornada de trabalho, é necessário fazer um acordo coletivo com os colaboradores, a fim de formalizar se haverá ou não compensação dessas horas posteriormente.
Aderir ao Home office
Essa solução é bastante aplicável! Dessa forma, os colaboradores podem assistir aos jogos em suas casas e ainda realizarão as atividades que precisam ser realizadas com a comodidade de encerrar o expediente já em casa.
Proporcionar folga
É possível verificar com a gestão das empresas quanto a essa possibilidade. Caso seja a decisão escolhida, ela deve ser avisada dias antes e se houver necessidade de compensação, as datas devem ser informadas e oficializadas entre empregado e empregador.
Assistir jogos na empresa
Caso não seja possível nenhuma das opções acima, é viável oferecer um espaço na empresa para que os colaboradores assistam aos jogos juntos! Dessa forma, os funcionários assistem aos jogos, porém não se desligam totalmente do trabalho e permanecem à disposição da empresa sem a necessidade de desconto ou compensação de horas.
Em resumo, as empresas não possuem a obrigação de conceder folgas em jogos do Brasil na Copa do Mundo! Caso o empregado deixe de trabalhar sem apresentar a respectiva justificativa, poderá ter os descontos no salário.
Fonte: Jornal Contábilcontabil